Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É SER PAI OU MÃE?



Se tornar um pai ou mãe é uma grande responsabilidade que as pessoas tomam para si, pois, sabem que agora uma vida está em suas mãos, e vai depender deles o rumo que a vida deste novo ser vai tomar.
A responsabilidade de ser um pai ou mãe vai além de apenas criar os filhos, ser pais é ser um mestre da emoção, da disciplina, do físico, do intelectualismo. Um pai deve ter conhecimento de tudo isso, para poder ensinar aos filhos; mais nunca pensar que pai também não pode errar, pois até os filhos tem coisas a ensinar aos pais.

Ser pai é ter o dever de saciar as necessidades de sua prole, não o mimar, mais educar; os filhos tem necessidades físicas, como alimento abrigo, segurança que vê ser dado pelos pais todos os dias; tem necessidades emocionais, principalmente na fase da adolescência aonde tudo quer floresce, tudo é uma aventura; tem necessidades intelectuais,todos os pais os pais sonham com os filhos na faculdade, com uma boa familia, porém é dever dos pais ensinar a chegar lá, isso com dialogo, incentivos, educação em diversas areas.
Os pais são os maiores mestres porque eles são capazes de ensinar quase tudo, e se não ensinam são culpados pelos filhos que cobrem os ensinamentos dos seus criadores; quem melhor para ensinar a superar as frustrações da vida melhor que os pais? que já passaram por muitas.
Pais são exemplos para os filhos, os filhos são reflexos dos pais. Tudo o que o pai demonstra o filho vê, aprende e faz; se for uma coisa incorreta não adianta dizer que está errado pois o filho vai dizer: "mais o senhor faz, porque eu não posso fazer?". Os pais são fontes de educação e ensinamento, a cada passo que der os filhos reterão os passo, e caminharam segundo os passos dos pais.
Enfim, pais são mestres, são exemplos, são humanos, são filhos, ser pai ou mãe é ser seres humanos completos.
Jônatas Amaral.

2 comentários:

  1. rs, você escreve de uma maneira diferente... Descritivamente.

    Bacana.

    ResponderExcluir
  2. ser pai é um dom, porém só aqueles que estão preparados sente a magia desde o inicio, pois o que são pais imaturos, aproveitam a magia depois que se tornam pais

    ResponderExcluir